terça-feira, 24 de julho de 2012

I ENCONTRO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO DO CENTRO-OESTE


 



A AMATRA 10 em parceria com a Escola Judicial do TRT da 10ª Região, e em conjunto com as Escolas Judiciais e Amatra´s dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, promoverão, no período de 16 a 18 de agosto de 2012, em Bonito - MS, o I Encontro de Magistrados do Trabalho do Centro-Oeste.
O evento, inédito no Centro-Oeste, abordará o tema "O novo Juiz do Trabalho e a modernidade".
A conferência de abertura será proferida pela Desembargadora Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, do TRT da 1ª Região e trará indagações intrigantes: "Em busca de um novo modelo sindical: unicidade e custeio sindical como pontos de partida ou de chegada?".
No dia 17, haverá, entre outros eventos, o painel "Um novo processo do trabalho? Impactos do PJe na Justiça do Trabalho".
Muitos temas serão abordados e discutidos pelas quatro Amatras do Centro-Oeste.

O TJC CONTINUA CUMPRINDO O SEU PAPEL

Vejam a notícia sobre o TJC publicada no site do TRT 10ª Região,

"Alunos apresentam a Justiça do Trabalho de forma criativa no Gama-DF

Criatividade não faltou para os alunos da escola profissionalizante do Senac do Gama que apresentaram na primeira quinzena deste mês, no auditório da instituição, diversos trabalhos artísticos baseados na Cartilha do Trabalhador. A publicação, organizada pela Associação dos Magistrados do Trabalho da Décima Região (Amatra 10), integra o kit informativo do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”, que leva informações de direito, ética e cidadania à população do Distrito Federal.

Jovens entre 14 e 17 anos, todos menores aprendizes, fizeram apresentação de teatro, música, expressão corporal, telejonais e desenhos e abordaram questões polêmicas como exploração do trabalho doméstico, trabalho infantil, assédio e discriminação. Também fizeram referência a outros temas relacionados à área trabalhista, como segurança e medicina do trabalho, papel dos sindicatos, trabalho da mulher e trabalho rural.
A presidente da Amatra 10, juíza Noemia Porto; o coordenador do projeto TJC, Juiz Leador Machado e o juiz Maurício Westin, voluntário, fizeram questão de prestigiar o evento, que teve uma plateia composta, essencialmente, por professores e estudantes.
O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania é realizado pela Amatra 10 em parceria com o TRT da 10ª. Região e é dividido em quatro etapas: formação de professor, trabalho em sala de aula , tira-dúvidas com juízes voluntários e culminância - última fase do projeto em que os alunos apresentam em público tudo o que aprenderam sobre direito do trabalho. Para a presidente da Amatra 10, a fase de culminância do projeto com os alunos do Senac do Gama foi um sucesso “A precisão do conteúdo apresentado e o empenho comovente dos alunos e dos professores durante o evento mereceram destaque”, ressaltou.
Atualmente, 15 escolas do Distrito Federal participam do programa nas cidades do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Plano Piloto e Taguatinga e 14 juízes atuam como voluntários. “Tendo em vista a greve dos professores no primeiro semestre deste ano, as atividades de “Tira-dúvidas” e da “culminância” foram postergadas e devem acontecer em setembro nas escolas públicas do DF”, explicou a presidente da Amatra 10."

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil.



Hoje, no Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, ocorreu o Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil. Os presidentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ministro Oreste Dalazen, e do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF), Desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, conduziram a cerimônia. 
Compareceu o Governador do DF, Agnelo Queiroz, prestigiando o Ato Público.
Representando a Comissão de Responsabilidade Sócioambiental do TRT 10, o seu Presidente, Desembargador Mário Caron.
A AMATRA 10 esteve presente, representada pela Secretaria Geral, Rosarita Caron e, apoiando o evento, propiciou a entrega de 4.200 kits aos trabalhadores, contendo a cartilha do trabalhador e uma barra de cereal.
Grandes nomes do esporte, como o Deputado Federal Romário, Lars Grael e Pipoca, participaram do evento entusiasmando a plateia repleta de trabalhadores, que ouviram atentos todas as falas. 
O Ministro Dalazen ressaltou a importância da prevenção, anunciando o número alarmante de acidentes do Trabalho que acontecem, fazendo comparação com o número de mortes ocorridas no atentado de 11 de setembro, que causou comoção mundial. 
O evento é um marco histórico para  o Brasil e,   a Justiça do Trabalho,  vem demonstrando e reafirmando, a cada dia, a sua maior aproximação e preocupação com o cidadão, sendo precursora de campanhas voltadas para o mundo do trabalhado e o meio ambiente.
A AMATRA 10 parabeniza os gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro, Brasilino Ramos e Martha Franco. 
Por fim, a AMATRA 10 simboliza a emoção do evento com a linda imagem dos trabalhadores, capturada durante a execução do hino nacional. É a eles que devemos a beleza de tantos monumentos, além de nossas moradias e a construção de escolas e hospitais. Todos nós temos a obrigação  garantir-lhes o direito ao dia de amanhã.