quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SEMANA CIDADÃ - SEGUNDA EDIÇÃO



VEJAM A NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DO TRT 10


28/08/2012

Presidente anuncia 2ª Semana Cidadã e inauguração do PJe no Tocantins

A presidente do TRT-10ª Região, desembargadora Elaine Vasconcelos, anunciou, em visita à cidade de Palmas (TO) na última sexta-feira (24), a realização da 2ª Semana Cidadã do Tocantins em Araguaína e a instalação do Processo Judicial Eletrônico (J-JT) nas varas do trabalho de Palmas e Gurupi durante a semana de 15 a 19 de outubro. Segundo o cronograma, o PJe será inaugurado em Palmas no dia 16, e em Gurupi no dia 17.
A 2ª Semana Cidadã do Tocantins vai envolver os temas Meio Ambiente, Sociedade e Qualidade de Vida. A cidade-sede do evento será Araguaína. Na primeira edição, organizada no primeiro semestre de 2012, a Semana Cidadã foi realizada também nas cidades de Araguatins e Tocantinópolis. As ações de cidadania a serem desenvolvidas ainda estão em fase de preparativos e as cidades a serem contempladas com a itinerância estão sendo objeto de estudo. O evento vai contar com a participação de diversos parceiros do TRT, como a Procuradoria Regional do Trabalho e instituições como Sesi, Senai e Cerest. Cada vara do Tocantins terá ações especiais locais segundo a temática do evento, consideradas as suas peculiaridades, para, ao final, culminar com o encerramento em Araguaína.
PJe chega ao Tocantins – Para dar início à instalação do PJe-JT nas varas do trabalho de Palmas e Gurupi, o gerente de implantação do sistema no TRT, juiz Gustavo Chehab, fez uma apresentação dos recursos, vantagens e funcionamento geral do Processo Judicial Eletrônico a cerca de 50 advogados de Palmas, além de advogados de Gurupi que participaram via videoconferência. A OAB/TO compareceu ao evento levando a empresa de certificação digital do estado para certificar os advogados que pretendem utilizar o PJe. “Fiquei muito satisfeito com a participação e o comparecimento maciço dos advogados do Tocantins”, afirmou o juiz Gustavo Chehab. Segundo o magistrado, os advogados, no início curiosos e ansiosos com o sistema, saíram receptivos da palestra. “Eles gostaram da ideia de que o PJe é um sistema nacional”, disse o juiz.
O representante da OAB/TO, advogado Carlos Pinheiro, parabenizou a presidente do TRT pela iniciativa de escolher Palmas como a segunda Vara do Trabalho da 10ª Região a receber o novo sistema, seguindo o exemplo do projeto-piloto implantado na VT do Gama (DF). “Os advogados estão empenhados para que o PJe dê certo. Será uma grande economia para os profissionais, que já se beneficiam com o uso do e-Doc para envio de recursos ao tribunal. O PJe vem concretizar isso”, afirmou. Segundo o advogado, cerca de sete profissionais presentes à palestra já fizeram seu certificado digital com a empresa certificadora presente ao evento. “A divulgação desta primeira etapa foi muito boa”, salientou.
Equipe de trabalho – A equipe que se reuniu em Palmas (TO) foi composta pela presidente e pelo desembargador Mário Caron, pelos juízes titulares Erasmo de Moura Fé (1ª VT de Palmas), Rosarita Caron (2ª VT de Araguaína), Márcio de Andrade Brito (VT de Dianópolis), e os juízes substitutos Almiro Júnior, Rafael de Souza Carneiro, Daniel Queiroga, Gustavo Chehab e Suzidarly Fernandes. Além dos magistrados, estiveram presentes a procuradora-chefe da PRT10 Ana Cláudia Monteiro, o procurador-chefe substituto Joaquim Nascimento, as procuradoras de Araguaína e Palmas Flávia Funck, Lilian Dantas e Mayla Alberti. Acompanharam a presidente do Tribunal os servidores Cláudio Garcia, Marcos Barbosa e Renata Mafra.
Nucom -
imprensa@trt10.jus.br 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARTICIPA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ANAMATRA

O Conselho ampliado de hoje deliberou, o que foi assimilado pelo Ministro Presidente do STF (restando apenas que ouça a AMB), que a magistratura pretende ver afirmada a autonomia do Poder Judiciário.
Insistimos, portanto, concretamente, na proposta orçamentária que o Judiciário elaborou para o ano 2013, sem ingerências indevidas do Executivo, no particular.
Esclareço que a proposta orçamentária geral representa, para janeiro de 2013, o equivalente a pouco mais de 20% de reajustamento para a magistratura.
A Anamatra e a Amatra-10 tiveram hoje no CR um importantíssimo reforço, qual seja, esteve presente o ex-presidente de ambas as entidades Grijalbo Fernandes Coutinho.
Além da manifestação favorável da Ajufe, que compareceu ao Conselho, estiveram presentes a Amagis-DF e os órgãos associativos de representação do Ministério Público da União.

Saudações!
 
NOEMIA

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Poder Judiciário, Direito do Trabalho e Pós-Modernidade


Luciano Athayde Chaves, Juiz do Trabalho da 21ª Região escreveu importante artigo sobre o meio ambiente do trabalho, nos chamando à reflexões que não podemos mais adiar, sob pena de fazermos parte das estatísticas de epidemias de adoecimentos que acometem os Juízes do Trabalho deste País.
No artigo, o Juiz menciona pesquisa realizada pela ANAMATRA sobre a Situação da saúde e condições do exercício profissional dos magistrados trabalhistas no Brasil, que teve por objetivo traçar um diagnóstico sobre a saúde dos Juízes do Trabalho, observadas suas peculiares condições ambientais.
Depois de tecer várias considerações sobre o meio ambiente do trabalho, assim concluiu o autor:


"Se o Direito é filho da luta, recrutemos nossas fileiras, preenchamos nossas trincheiras em defesa da higidez de nossos corpos e mentes.
O meio ambiente é nossa casa, é nosso lar, é nossa vida.
Que possamos nele viver felizes!"

 
Quer saber mais?
Leia o artigo em sua integridade na página ARTIGOS.

SAIU O DÉCIMO QUINTO BOLETIM DA AMATRA 10


Destacando algumas das principais realizações, eventos e acontecimentos presentes no âmbito associativo, está publicado o nosso BOLETIM nº 15 (20 de julho a 20 de agosto de 2012), confira na página.
Veja um dos destaques:

Saúde de Magistrados e Servidores – no último dia 1º de agosto, a Presidenta da Amatra-10 (Noemia Porto), participou de reunião no CNJ, representando a Anamatra. Cuidou-se de reunião do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 118, de 20 de julho de 2012, criado com a finalidade de elaborar estudos e apresentar propostas relativas às condições de saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário, considerando as informações dos tribunais quanto ao aumento na incidência de doenças físicas e mentais, relacionadas com o ambiente, características e condições de trabalho, cujas patologias levam a afastamentos, temporários ou permanentes, com prejuízo para a atividade judiciária. O Grupo é coordenado pelo Juiz Luciano Athayde Chaves, Auxiliar da Presidência do CNJ, o qual pode contar com a colaboração de autoridades especialistas de entidades públicas e privadas, com atuação em área correlata, além de associações de classe.



 

1º Seminário organizado pelo Getrin-10



Na noite de ontem teve início o 1º Seminário organizado pelo Getrin-10, representando ação concreta do grupo, sob a liderança do nosso TRT, e que permite aos parceiros apresentarem cenários, sugestões e reflexões diversas sobre o tema comum da preservação do meio ambiente do trabalho.
Gostaria de registrar o sucesso do evento: há em torno de 180 inscritos, entre representantes dos trabalhadores, magistrados, membros do Ministério Público do Trabalho, médicos do trabalho, representantes das empresas, advogados, professores e outros atores da sociedade civil.
Os colegas que puderem comparecer, ainda que em parte do evento, vale a pena ter contato com uma forma mais plural e diversificada de encarar a questão do sofrimento no trabalho.
Estão realmente de parabéns a Desembargadora Presidente, Elaine Machado Vasconcelos, e os gestores regionais do programa, Martha Franco e Brasilino Santos Ramos. O trabalho, evidentemente, foi coletivo e contou com a participação decisiva das médicas Rosylane e Thays.
O seminário segue amanhã, no período da tarde, de 14 às 19 h, no auditório do Sinduscom (no Sia, entrada da Cinfel, em frente à Jorlan).
Saudações!
Noemia

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em Bonito, Mato Grosso do Sul, entre discussões nos painéis e visitas a lugares extraordinários (como a gruta do lago azul), sobressaiu fortemente a união entre instituições: TRT, Escola Judicial, AMATRA e Escola Associativa. Talvez este seja o maior propósito de um encontro como este, qual seja, reconhecer e valorizar as diferenças nas atuações de cada um, porém, fortelecer o diálogo entre todos em busca de soluções mais adequadas para os desafios postos à justiça do trabalho. Na foto, temos a diretora da escola judicial (Flávia Simões Falcão, a presidenta da AMATRA-10, Noemia Porto, e o diretor da EMATR-10, Cristiano Siqueira.

sábado, 18 de agosto de 2012

1º ENCONTRO DOS MAGISTRADOS TRABALHISTAS DO CENTRO-OESTE EM BONITO-MS

Na abertura, realizada no dia17/08/2012, do 1º Encontro dos Magistrados do Centro-Oeste (“O novo juiz do trabalho e a modernidade”) as expressões sonho, união e conjugação de esforços apareceram mais de uma vez. O feito é realmente inédito. A união dos magistrados da Região Centro-Oeste, discutindo temas institucionais e jurídicos de interesse comum, revela um compromisso com uma maior e melhor atuação política plural entre TRT's, Escolas da Magistratura e Amatra's. Foi lembrado, em mais de uma ocasião, que as demais regiões são originárias da 10ª e que boa parte dos desembargadores que hoje presidem tais regionais prestarem concurso para a nossa região. Enfim, o que assistimos hoje foi um verdadeiro encontro.
Ainda na abertura, a Desembargadora Sayonara Grillo (TRT-1) - que esteve no CONAMAT 2010 em Brasília-DF - proferiu, como era esperado, palestra com abordagem interessante e instigante sobre a temática do Modelo Sindical Brasileiro, destacando, dentre outros aspectos, que o Direito do Trabalho não se efetiva apenas pela atuação do Poder Judiciário, mas, também, e sobretudo, pelo comportamento dos atores coletivos. Ao final, deixou um recado, no sentido de que, na Modernidade, espera-se do novo Juiz do Trabalho um protagonismo responsável, cônscio das questões do seu tempo.
Nossa delegação: Desembargadores Elaine Vasconcelos (Presidente do TRT 10ª Região), Heloísa Marques, Flávia Falcão, Márcia Mazoni, Brasilino Santos Ramos e os Juízes Joana Grillo, Alexandre Isaac, Sandra Nara, Cristiano Siqueira, Idália Rosa, Claudinei e Gustavo Chehab.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

UFFA!!! DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO, O BLOG ESTÁ ATUALIZADO

Depois de um longo período com problemas técnicos o  BLOG está atualizado.
A página HORA DA DIVERSÃO E DA CULTURA  está atualizada e traz muitas novidades. Muitos filmes no cinema e para todos os gostos.  Para quem gosta de Aventura e ação, os filmes O Espetacular Homem-Aranha e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, têm agradado bastante a todas as idades.
Muitos shows estão agendados. No dia 30 de agosto, o Açougue Cultural T-Bone realizará mais um grande evento cultural gratuito e esperado pelo público brasiliense, tendo como atração  o  cantor e compositor recifense-carioca Lenine e Banda, com a turnê “Chão”, seu mais recente álbum lançado em outubro do ano passado.

Vale a pena conferir!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SAI O 14º BOLETIM DA AMATRA 10

Divulgado o 14º Boletim da Amatra 10, que traz informações da atuação da Amatra 10 no período de 20 de junho a 20 de julho de 2012. Para acessá-lo basta acessar a página boletins-informativos desse blog.
Leia e fique por dentro do que a Amatra 10 está fazendo!