sábado, 30 de março de 2013

VIA SACRA


VIA-SACRA DE TAGUATINGA
Edição deste ano terá a participação do ator Sérgio Marone no papel principal e da cantora Elba Ramalho como Verônica. O público da 23ª edição da Via-sacra de Taguatinga que ocorrerá nos dias 29 e 31 deste mês no Taguaparque, Pistão Sul, será surpreendido com a mistura de música e dança. Os organizadores do tradicional evento sobre a morte e a ressurreição de Jesus prometem novamente emocionar a todos numa mega estrutura de arquibancadas e um grande palco com tablado e várias participações especiais no elenco.
Data: 29 e 31 de Março
Hora: 19h.
Local: Taguaparque - Taguatinga   
Sobre
A via-sacra de Taguatinga é um grande espetáculo de Teatro de Arena com uma iluminação especial e trilha sonora criada pelo artista Pauli Di Castro. A edição deste ano terá a participação do ator Sérgio Marone no papel de Jesus. O ator tem várias participações em novelas e filmes e tornou-se conhecido por sua atuação como Mauricinho Cecéu na novela “O Clone” de Glória Perez. Outra novidade é a participação da cantora Elba Ramalho no papel de Verônica. Durante a encenação, Elba cantará “Ave Maria” e “Oração de São Francisco.”
Maria será interpretada pela atriz e cineasta pernambucana, radicada em Brasília, Núbia Santana. A cineasta é reconhecida no meio cinematográfico da cidade, com várias produções no currículo, inclusive o longa metragem “Pra Ficar de Boa”, produzido em 2008 selecionado para o 11º Festival de Cinema Brasileiro em Paris e que retrata a vida de jovens que moram pelas ruas de Brasília.
A produção da via-sacra conta com cerca de 800 profissionais envolvidos, entre atores, técnicos, voluntários e organizadores. Os espectadores poderão acompanhar o martírio de Jesus Cristo de uma arquibancada coberta e em telões de alta definição e com grande dimensão. Haverá ainda um trabalho detalhado de luz que irá compor cenários, palco com 400 m2 e vários elementos, como elevadores e cabos de aço que darão um grande dinamismo e que permitem maior proximidade entre os atores e o público presente.
29/03 – Sexta feira da Paixão (Morte de Cristo)
31/03 – Domingo (Ressurreição)
Ingressos
Entrada franca
Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.
Mais Informações
Telefone: Francisca Azevedo (Assessora de Imprensa) (61) 8432-3660
José Carlos (idealizador) – Grupo Via Sacra (61) 9637- 6461
Classificação:  Livre

quarta-feira, 27 de março de 2013

NOTÍCIAS DE DECISÕES DE TODOS OS TRIBUNAIS TRABALHISTAS


Amigos,
com a ajuda do associado Maurício Westin, a partir de agora, a página: Decisões Trabalhistas - Interessantes trará sempre novidades que são compiladas pelo TRT da 3ª Região. 
Veja o exemplo abaixo, que, claro, é da nossa 10ª Região, né? Tem muitos mais na página, acesse.


sábado, 23 de março de 2013

UM ANO DE PRESIDÊNCIA

A Desembargadora Elaine Machado Vasconcelos completa hoje, 1 ano de mandato, na presidência. No discurso de posse ressaltou que se preocuparia com a qualidade de vida e o lado humano de servidores e magistrados. Dando andamento aos seus projetos, lançou o programa “Saber Viver – Pré e Pós-Aposentadoria”. Seu objetivo é prestar orientações a magistrados e servidores a fim de que a transição para a aposentadoria ocorra de forma tranquila. A ação é parte do projeto estratégico "A Décima é 10", vinculada à Seção de Qualidade de Vida no Trabalho do TRT10.

A AMATRA 10 faz votos de que, no último ano de mandato, a presidente consiga realizar todos os seus projetos relacionados à qualidade de vida.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Entidades criticam declarações de Joaquim Barbosa


Entidades criticam declarações de Joaquim Barbosa

A declaração de que existe um conluio entre juízes e advogados, feita pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, em sessão do CNJ, não foi bem recebida por entidades que representam advogados e juízes. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que não se pode atacar categorias de forma coletiva sem apontar más condutas e casos concretos.
Durante julgamento no qual o CNJ determinou a aposentadoria compulsória de um julgador do Piauí acusado de beneficiar advogados, Barbosa disse que muitos juízes devem ser colocados para fora da carreira. "Há muitos (juízes) para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras", criticou Barbosa.
Em entrevista após reunião com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino de Oliveira Toldo, e o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Raduan Miguel Filho, Marcus Vinicius Furtado Coêlho disse que os maus feitos devem ser indicados à OAB, que poderá tomar providências. “Temos uma Ouvidoria no âmbito da OAB Nacional e Tribunais de Ética e Disciplina que estão abertos a qualquer cidadão que queira apresentar denúncias à entidade”, afirmou.
A OAB manifestará por ofício ao presidente do STF o alerta de que generalizações de condutas podem gerar desprestígio à magistratura, à advocacia e ao sistema de Justiça como um todo. Sobre a possibilidade de conluio, o presidente da Ordem citou a Lei 8.906/94, que garante ao advogado o direito de ser recebido em audiência pelos magistrados. Também foi destacado que o Código de Processo Civil traz em seu texto a obrigação de que o magistrado se julgue suspeito para funcionar em qualquer processo no qual uma das partes seja sua amiga íntima.
O presidente da AMB, Nelson Calandra, publicou nota rejeitando com veemência as afirmações genéricas do ministro Joaquim Barbosa. “Ao contrário do que ele disse, a convivência entre magistrados e advogados não representa conluio ou decisões fora da regra”, afirma. Na nota, a AMB lembra ao presidente do STF que eventuais desvios, dos quais ele porventura tenha conhecimento, não podem servir jamais de base para declarações maldosas que atinjam a imagem de todos os magistrados. “As generalizações resultam sempre em injustiça”, conclui.
O Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) também publicou nota na qual demonstrou preocupação com a repercussão inadequada dos termos utilizados por Joaquim Barbosa. “É certo que os atos ilegais devem, após a devida investigação, ser rigorosamente punidos. Entretanto, não se pode silenciosamente aceitar como corretas manifestações generalistas que possam contribuir para a desestabilização das relações legais, sadias e profissionais existentes entre todos os operadores do direito (Juízes, Advogados, Procuradores e Membros do Ministério Público)”.
O MDA conclui afirmando que “mostram-se inadequadas as colocações ora mencionadas, as quais não combinam e tampouco se amoldam à liturgia e alta relevância do cargo que atualmente ocupa o ministro Joaquim Barbosa, como chefe do Poder Judiciário brasileiro”.
Em nota, a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) afirma que o ministro Joaquim Barbosa ”confunde ‘conluio’ e ‘tráfico de influência’ – condutas que devem ser sem dúvida alguma repudiadas – com a prerrogativa profissional inscrita no artigo 7º, inciso VIII, do Estatuto da Advocacia, segundo o qual é direito do advogado dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição”.
A Aasp afirma que as prerrogativas são instrumentos de trabalho indispensáveis a uma atuação plena. “Se há, como afirmou o Ministro, ‘decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras’, tais fatos devem ser apurados e rigorosamente punidos. Não obstante, é lamentável que, por meio de injustificável generalização, macule-se a imagem de toda a advocacia e magistratura nacionais”, conclui.
Na avaliação do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, o ministro Joaquim Barbosa prestou um desserviço ao Judiciário e à advocacia. "Ao espalhar a dúvida sobre as nossas prerrogativas profissionais, o que o ministro quer é que os juízes ajam como ele, e não recebam os advogados", declarou. De acordo com Santa Cruz, foi jogado um manto de suspeita sobre todos.
Já o presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, classificou, em nota, o depoimento de Barbosa como generalista e equivocado. Para ele, é obrigação de juízes e advogados a manutenção do convívio cordial e do respeito mútuo no exercício da profissão, como previsto na Lei Orgânica da Magistratura e no Código de Ética da Advocacia. O próprio meio, ainda de acordo com Marcos da Costa, faz o controle, por meio de recursos, de decisões equivocadas.
De acordo com a reportagem do jornal O Estado de S.Paulo a Ajufe também rebateu as declarações de Barbosa. Para o presidente da Ajufe, Nino Oliveira Toldo, Barbosa exagerou na afirmação e fez uma generalização a partir de um único caso. “A imprensa divulgou que o ministro tem uma namorada advogada. Como é que fica isso?”, rebateu Nino. O presidente da Ajufe deu outro exemplo que, segundo ele, mostra a generalização da crítica: “Eu sou casado com uma advogada. Agora eu tenho de me separar da minha mulher?”. Para Nino, juiz federal em São Paulo, a generalização é um equívoco e uma injustiça.
Ainda de acordo com a reportagem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que até amantes precisam ser punidas em casos de relações promíscuas entre juízes e advogados. “A Ordem é contra qualquer tipo de relações promíscuas e tem seu Código Ético Disciplinar para ser aplicado nesses caso, não importa quem seja: advogados, filhos de advogados, parentes e até amantes” afirma.
Criação de TRFsA criação de novos Tribunais Regionais Federais também coloca o presidente do Supremo contra as associações de magistrados. Em audiência com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro Joaquim Barbosa criticou a criação de novos tribunais federais e a expansão da Justiça Federal. Ele mostrou preocupação com o "inchaço" do setor, que atualmente tem mais de 36 mil servidores, e citou como exemplo os Estados Unidos, que tem apenas 874 juízes federais, e a Alemanha, que tem um modelo ainda mais restrito.
De acordo com o Estadão, para o presidente da Ajufe, Nino Toldo, a afirmação do ministro mostra que ele desconhece a Justiça Federal. Segundo Nino, os novos tribunais são necessários para eliminar o congestionamento de processos. Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou Proposta de Emenda Constitucional que cria quatro novos TRFs.
Leia a nota do MDA:
NOTA PÚBLICA
O MOVIMENTO DE DEFESA DA ADVOCACIA – MDA, associação civil eminentemente de caráter privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos e fundamentos estatutários destinam-se exclusivamente a promover a valorização da profissão de Advogado, bem como a defesa intransigente das prerrogativas inerentes ao respectivo exercício profissional, tendo em vista as declarações no último dia 19 do corrente mês do Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal e atual Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, quanto à existência de suposto “conluio” entre Juízes e Advogados para a prática de atos “fora das regras”, vem, a público, manifestar séria preocupação com a repercussão inadequada que tais termos possam repercutir perante a sociedade brasileira.
É certo que os atos ilegais devem, após a devida investigação, ser rigorosamente punidos. Entretanto, não se pode silenciosamente aceitar como corretas manifestações generalistas que possam contribuir para a desestabilização das relações legais, sadias e profissionais existentes entre todos os operadores do direito (Juízes, Advogados, Procuradores e Membros do Ministério Público).
Não custa relembrar que sem Advogado não há processo; e sem processo não há Justiça e tampouco Poder Judiciário, do que perderia a própria razão de ser o funcionamento de nossos Tribunais.
Mostram-se, portanto, inadequadas as colocações ora mencionadas, as quais não combinam e tampouco se amoldam à liturgia e alta relevância do cargo que atualmente ocupa S.Exa., Ministro Joaquim Barbosa, como Chefe do Poder Judiciário brasileiro.
MOVIMENTO DE DEFESA DA ADVOCACIA - MDA
Leia a nota da Aasp:
AASP - NOTA PÚBLICA
A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, entidade que congrega mais de 92 mil advogados em seus quadros, vem a público externar profunda irresignação diante da declaração proferida pelo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, que confunde “conluio” e “tráfico de influência” – condutas que devem ser sem dúvida alguma repudiadas – com a prerrogativa profissional inscrita no artigo 7º, inciso VIII, do Estatuto da Advocacia, segundo o qual é direito do advogado dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição.
Vale ressaltar, ainda, que prerrogativas profissionais não constituem qualquer privilégio, mas instrumentos de trabalho utilizados pelos advogados na defesa dos direitos dos cidadãos, indispensáveis a uma atuação plena e eficaz em prol de toda a sociedade, e que, segundo dispõe o artigo 35, inciso IV, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, é dever de todo magistrado tratar com urbanidade as partes, os membros do Ministério Público, os advogados, as testemunhas, os funcionários e auxiliares da Justiça, e atender aos que o procurarem, a qualquer momento, quando se trate de providência que reclame e possibilite solução de urgência.
Se há, como afirmou o Ministro, “decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras”, tais fatos devem ser apurados e rigorosamente punidos. Não obstante, é lamentável que, por meio de injustificável generalização, macule-se a imagem de toda a advocacia e magistratura nacionais.

Presidente do TRT10 é empossada conselheira do CSJT


Notícia publicada no site do TRT 10ª Região


Presidente do TRT10 é empossada conselheira do CSJT

22/03/2013
Na manhã desta sexta-feira (22/3), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Elaine Machado Vasconcelos, foi empossada como conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), representando a Região Centro-Oeste. A nova função, segundo ela, será fundamental para contribuir para melhoria da Justiça do Trabalho no Brasil. “A expectativa é que possamos influenciar o Conselho para melhor servirmos o jurisdicionado, que é a nossa razão de existir”, comentou a desembargadora.
A solenidade ocorreu no início da segunda sessão ordinária do órgão, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), sob a presidência do novo presidente da Corte, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. Estavam presentes também ministros e demais conselheiros do CSJT, que é o órgão responsável pela administração da Justiça do Trabalho no país.
A desembargadora Elaine Vasconcelos assumiu a vaga anteriormente ocupada pelo desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), com sede no Mato Grosso do Sul. Junto com ela, hoje também foi empossado o representante da Região Norte, o desembargador David Alves de Mello Junior, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), com sede no Amazonas.

Presidente do TRT 10ª Região toma posse como conselheira do CSJT na manhã de 22 de março


Notícia retirada do site do TRT 10ª Região


Presidente do TRT 10ª Região toma posse como conselheira do CSJT na manhã de 22 de março

22/03/2013

A desembargadora presidente do TRT 10ª Região, Elaine Machado Vasconcelos, toma posse na manhã desta sexta-feira (22), como conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A solenidade será realizada no sexto andar do bloco B do Tribunal Superior do Trabalho (TST), às 10h. 
A presidente do TRT10 assume na vaga anteriormente ocupada pelo desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), com sede no Mato Grosso do Sul.  
E.A. - imprensa@trt10.jus.br

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONTINUANDO A SEMANA DA POESIA...



Mascarados
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.

quinta-feira, 14 de março de 2013

O DIA NACIONAL DA POESIA

Foto: Rosarita Caron

O dia 21 de março é conhecido como o Dia Mundial da Poesia. Mas, o Dia Nacional da Poesia é celebrado no dia 14 de março, em homenagem ao grande poeta brasileiro: Castro Alves.
A poesia, dizem, é a canção da alma.
Por meio da poesia os sentimentos mais profundos se afloram e se materializam em forma de palavras capazes de tocar até mesmo o mais indiferente dos seres humanos.  
Neste mês de março, que também se comemora o Dia Internacional da Mulher, a AMATRA 10, lança a semana da poesia , de 14 a 21/03, publicando poesias das mais diversas.
Inauguramos o espaço com a poesia de uma grande mulher: CORA CORALINA, nascida em 20/08/1889, em Goiás. Seu nome de batismo era ANA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO, sem muita instrução, aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas, porém só publicou o seu primeiro livro aos 76 anos de idade, em 1965. Faleceu em Goiânia, no dia 10/04/2005.  Cora Coralina foi ousada para sua época.
 Inventava crônicas, contos e poesias para retratar o seu tempo, de uma forma ou de outra inseriu-se no movimento de resistência social à exclusão. Nas palavras de Cláudia Denise Sanches Fernandes: "A poeta resgata a existência complexa da mulher brasileira através de uma fala simples, trazendo o viver de todas elas nos versos do poema "Todas as vidas" (in, Todas as Vidas de Cora Coralina na visão teórica de Hélène Cixous):, o qual transcrevemos abaixo:





Poema da Noite
Todas as vidas - Cora Coralina 

Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando pra o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso
d'água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem-feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.

Vive dentro de mim
a mulher roceira.
- Enxerto da terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem chiadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha...
tão desprezada,
tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fado.

Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida -
a vida mera das obscuras.
Cora Coralina

quarta-feira, 13 de março de 2013

O trabalho dignifica o Homem? Será?


Imagem retirada do http://blogrodocotidianosp.wordpress.com/2012/11/07/e-o-que-tem-para-ontem-hoje-e-amanha/



Nos dias de hoje, em que a magistratura passa por uma constante desvalorização profissional, sendo massacrada pelas exigências dos Conselhos Nacionais, que se encastelam e vivem a tirania da produtividade numérica estabelecida por técnicos alheios à magistratura, que sequer consideram as especificidades de cada ramo da justiça: Comum: Federal e Estadual e Especializada: Justiça do Trabalho, cabe algumas reflexões.  Os Conselhos generalizam o impensável, acabando por desestimular os Juízes vocacionados. Daí vem a pergunta: Será que o trabalho realmente dignifica o Homem?
Sobre o tema escreveu Rivadávio Amorim. 



Já te disseram que o trabalho dignifica o homem?
Cresci ouvindo este clichê acima, vindo das mais variadas bocas. Fazendo um paralelismo com o necessário alimento diário (refiro-me a comida), o mesmo pode ser salutar como também encurtar o caminho para muitas mazelas. Então, será o que o trabalho também poderia “desdignificar” o homem? Nos dias chamados "modernos", "contemporâneos" ou qualquer outro adjetivo que soe bem aos ouvidos (mas nem tanto a alma) o lado sombrio do ser humano é comumente encontrada no seu ambiente batizado como “local de trabalho”. Faz-se nítido tal constatação  quando as pessoas põem de lado quase todas suas necessidades pessoais de lazer, intimidade e vida familiar, tornando-se máquinas de trabalho em tempo integral. É inevitável que esse comportamento viciado resulte num estilo de vida altamente desequilibrado e compulsivo. E aqui me lembro de um grande colega que outrora me disse que nossos deuses metamorfosearam-se em neuroses e psicoses. Ninfetas com corpos perfeitos que pensam ser a própria Vênus em exibição no coliseu, apesar de não conseguirem articular duas frases. Crianças sem freios tal como Ícaros à espera que suas asas de cera se derretam e esfacelem-se no chão. E vejo uma miríade de seres que personificaram o verdadeiro Hefesto, deus grego do trabalho. Tal compulsão pela labuta ainda se torna muito mais arraigada, criando fortes alicerces e fazendo metástases como um câncer, nas pessoas que em seu local trabalho possuem colegas repetindo o mesmo padrão. Lidam com tal situação como “normal”. O grande herói do BBB, filósofo de codinome “Bambam” talvez falasse: “é mano, faiz parte né?” Como a maioria dos vícios, o trabalho compulsivo pode ter suas raízes nos padrões familiares. Em alguns lares, meninos e meninas são recompensados apenas em função de seu desempenho. Ou os pais enchem a molecada de presente para compensar a "culpa" por não estarem presente no dia. Será que resolve? O filho queria o presente ou o pai presente? Aliás, “o papai estava trabalhando para ganhar dinheiro meu filho” (palavras das mais pérfidas que se pode dizer a uma criança). O fato é que transmitem para a sua prole o senso de valor pessoal totalmente atrelado à ideia de vencer. E em certos casos é o fracasso de um pai incompetente que motiva a criança a buscar o suposto sucesso, a tornar-se, na verdade, a sombra do pai. Para que? Pelo que vejo nos arredores, a busca maior dos terráqueos ocidentais são dois objetos: casa e carro. E como consegui-los com ética e dignidade? Adivinhem? Trabalho... Seriam estes realmente os motivadores da nossa vida? Seria isso o resumo da ópera humana? Vejo, comumente, que após alcançarem seus desejos, as pessoas se perguntam? E agora? Vou lutar pelo que? Eu perguntaria outras coisas: como repararás a sua ausência com o filho, pai, mãe e amigos? O abandono da mulher? E as viagens que não fizeste? Conseguiu perceber o que Schopenhauer, Kant, Nietzsche e Jung mostraram? Quantos olhares, saberes, encantos estavam ao seu lado e não vistes pois estavas com uma tapa enorme na tua face? Só que aí o barco já está cheio de água e ninguém quer ajudar a resgatar um barco de pouco valor. Minha recomendação seria colocar o carro e casa conquistados dentro do barco e talvez achar a Atlântida submersa. Não era isso que buscava? Nesse ínterim, alguma coisa em algum lugar vai começar a ceder — a pessoa começa a revelar vícios múltiplos, álcool, drogas, ou chega a um estado de desgaste, profundos desequilíbrios na relação conjugal, filhos arredios e desprovidos de limites. A motivação do trabalho também está profundamente ligada ao conteúdo da sombra. E é claro que quem chega no “topo” do trabalho precisa negar suas qualidades mais ternas e aprender a cuspir com mais força, pisando no calo dos outros para poder conquistar a imagem da escalada profissional. E assim caminha a humanidade... Saudoso Adonoriam Barbosa:
"Pogréssio, pogréssio
Eu sempre escuitei fala
Que o pogréssio vem do trabaio,
Então amanhã cedo
Nóis vai trabaiá..."
Vamos lá humanidade! Ao trabalho, ao pogréssio!

Abraços,

Riva


terça-feira, 12 de março de 2013

ATUALIZAÇÃO DO BLOG - PÁGINA HORA DA DIVERSÃO E DA CULTURA


A página HORA DA DIVERSÃO E DA CULTURA está atualizada.
Muitas peças de teatro estreiaram e ficarão em cartaz neste mês, inclusive infantis.
Para quem acompanhou o The Voice Brasil e torceu por Ellen Oléria, pedra preciosa e talento de Brasília, não pode perder o Show da cantora com "Seu Jorge" no dia 23/03/2013, que acontecerá no CLUBE DE ENGENHARIA.
Para os que apreciam cinema, também tem algumas novidades e gênero para todos os gostos.
Confira na Página: http://amatra10.blogspot.com.br/p/hora-da-diversao-e-da-cultura.html
DIVIRTA-SE

APROVADO O NOVO ESTATUTO DA AMATRA 10


Vivenciamos no último dia 07/03/2013 um momento ímpar, verdadeiramente histórico, na Amatra-10. 
Contando com a presença de 42 associados, foi aberta a Reunião Especial de Assembleia Geral para fins deliberação e votação da Reforma/Revisão Estatutária. 
Tivemos exposições e debates, com algumas emendas aprovadas, outras rejeitadas, com destaques aprovados e outros rejeitados. 
O mais importante é que a força do coletivo deixou para a entidade um conjunto de normas cujo espírito e finalidade são e foram de aperfeiçoamento e aprimoramento da vivência associativa. 
Um texto, por melhor que seja, não é nada. Ele depende da prática que em torno dele iremos construir. 
Gostaria de agradecer a todos: membros da comissão do anteprojeto; membros da Diretoria Executiva; membros da Comissão Especial de Admissibilidade; proponentes de emendas; proponentes de destaques e aos associados que compreenderam a importância do momento e colaboraram para os debates e as votações que tivemos ontem. 
A Comissão Especial de Reforma do Estatuto providenciará a sistematização final do texto que, uma vez consolidado, será devidamente registrado em cartório e reproduzido para conhecimento de todos
Abraços!

Noemia

sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHERES E LOBOS


Prezadas Amigas da Amatra-10,
Para as mulheres que correm com os lobos - símbolo da libertação feminina e da sua psique instintiva mais profunda - o reconhecimento de toda a Diretoria da Amatra de Todos - Magistratura Forte neste Dia Internacional da Mulher.
As mulheres merecem o reconhecimento pela luta, de gerações e gerações, que aponta no sentido da igualdade e do respeito, longe dos estereótipos culturalmente estabelecidos.
Nem todas podem, ainda, experimentar o sentimento de liberdade nas mais diversas dimensões (familiar, psicológica, material, pública, política, etc.), todavia, esse é um caminho sem volta.
Um abraço em todas!
Noemia

segunda-feira, 4 de março de 2013

NOTA PÚBLICA - DECLARAÇÕES MINISTRO JOAQUIM BARBOSA




NOTA PÚBLICA

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidades de classe de âmbito nacional da magistratura, a propósito de declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em entrevista a jornalistas estrangeiros, na qual Sua Excelência faz ilações sobre a mentalidade dos magistrados brasileiros, vêm a público manifestar-se nos seguintes termos:

1. Causa perplexidade aos juízes brasileiros a forma preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa com que o ministro Joaquim Barbosa enxerga os membros do Poder Judiciário brasileiro. 

2. Partindo de percepções preconcebidas, o ministro Joaquim Barbosa chega a conclusões que não se coadunam com a realidade vivida por milhares de magistrados brasileiros, especialmente aqueles que têm competência em matéria penal. 

3. A comparação entre as carreiras da magistratura e do Ministério Público, no que toca à “mentalidade”, é absolutamente incabível, considerando-se que o Ministério Público é parte no processo penal, encarregado da acusação, enquanto a magistratura – que não tem compromisso com a acusação nem com a defesa – tem a missão constitucional de ser imparcial, garantindo o processo penal justo. 

4. A garantia do processo penal justo, pressuposto da atuação do magistrado na seara penal, é fundamental para a democracia, estando intimamente ligada à independência judicial, que o ministro Joaquim Barbosa, como presidente do STF, deveria defender. 

5. Se há impunidade no Brasil, isso decorre de causas mais complexas que a reducionista ideia de um problema de “mentalidade” dos magistrados. As distorções – que precisam ser corrigidas – decorrem, dentre outras coisas, da ausência de estrutura adequada dos órgãos de investigação policial; de uma legislação processual penal desatualizada, que permite inúmeras possibilidades de recursos e impugnações, sem se falar no sistema prisional, que é inadequado para as necessidades do país. 

6. As entidades de classe da magistratura, lamentavelmente, não têm sido ouvidas pelo presidente do STF. O seu isolacionismo, a parecer que parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade e do conhecimento, denota prescindir do auxílio e da experiência de quem vivencia as angústias e as vicissitudes dos aplicadores do direito no Brasil. 

7. A independência funcional da magistratura é corolário do Estado Democrático de Direito, cabendo aos juízes, por imperativo constitucional, motivar suas decisões de acordo com a convicção livremente formada a partir das provas regularmente produzidas. Por isso, não cabe a nenhum órgão administrativo, muito menos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a função de tutelar ou corrigir o pensamento e a convicção dos magistrados brasileiros. 

8. A violência simbólica das palavras do ministro Joaquim Barbosa acende o aviso de alerta contra eventuais tentativas de se diminuírem a liberdade e a independência da magistratura brasileira. A sociedade não pode aceitar isso. Violar a independência da magistratura é violar a democracia.

9. As entidades de classe não compactuam com o desvio de finalidade na condução de processos judiciais e são favoráveis à punição dos comportamentos ilícitos, quando devidamente provados dentro do devido processo legal, com garantia do contraditório e da ampla defesa. Todavia, não admitem que sejam lançadas dúvidas genéricas sobre a lisura e a integridade dos magistrados brasileiros. 

10. A AMB, a Ajufe, e a Anamatra esperam do ministro Joaquim Barbosa comportamento compatível com o alto cargo que ocupa, bem como tratamento respeitoso aos magistrados brasileiros, qualquer que seja o grau de jurisdição. Brasília, 2 de março de 2013. 

HENRIQUE NELSON CALANDRA 
Presidente da AMB
NINO OLIVEIRA TOLDO
Presidente da Ajufe
RENATO HENRY SANT’ANNA 
Presidente da Anamatra