sexta-feira, 4 de abril de 2014

Distrito Federal e Tocantins têm Juízo especializado em Infância e Juventude

Distrito Federal e Tocantins têm Juízo especializado em Infância e Juventude


Notícia publicada no site do TRT 10ª Região

03/04/2014

O Juízo Auxiliar da Infância e Juventude acaba de ser instituído no âmbito do TRT 10ª Região. O juiz Urgel Ribeiro Pereira Lopes foi designado pelo presidente do TRT10, desembargador André Damasceno, para atuar nos processos em que haja pedido de expedição de alvará para trabalho de menores de 16 anos. “A Justiça do Trabalho é a competente e a melhor qualificada para deliberar sobre a natureza do trabalho infantil, e poder dar assistência nesses contratos especialíssimos que envolvem menores”, enfatiza o juiz.
O TRT10 é o segundo no país a instituir um juízo com tal atribuição, o primeiro foi criado no final do ano passado, em São Paulo. A ação tem por objetivo evitar que centenas de crianças e jovens ingressem no mercado de trabalho de forma prematura, e assim comprometam o desenvolvimento psicológico, físico e emocional.
“Temos que olhar para as crianças antes que o trabalho aconteça. Não queremos reagir, mas agir”, destacou o desembargador André Damasceno, presidente do TRT10. Para ele, a Justiça do Trabalho está preparada para analisar os pedidos de alvarás para crianças e adolescentes. Não sob o prisma de que “é melhor trabalhar do que roubar”, mas com um olhar fundamentado na proteção da saúde do menor.
De acordo com o desembargador presidente, as ações que chegam à Justiça do Trabalho têm o intuito apenas de reparar um dano já causado aos menores que foram explorados. O que não é suficiente. “Precisamos ir além. Não podemos permitir que crianças sejam responsáveis pelo sustento de uma família, é um fardo grande demais. Temos de protegê-los.”
Para o chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Alessandro Santos de Miranda, a medida do TRT10 reassegura, à Justiça do Trabalho, seu papel fundamental no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes. “A eliminação do trabalho infantil requer a participação de todo o Poder Público”, destacou.
Texto: Rafaela Alvim – Foto: Bruno Santos

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins – imprensa@trt10.jus.br – (61) 3348.1402

Nenhum comentário:

Postar um comentário