segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROJETO TJC - PARCERIA TRT 10ª REGIÃO E AMATRA 10

O projeto TJC nasceu no âmbito da AMATRA 10, em 2000, quando era Presidente da Associação o Juiz Grijalbo Coutinho, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre Poder Judiciário e cidadãos brasileiros e, assim, atender melhor os jurisdicionados. Participaram da criação do projeto como diretores da AMATRA os Juízes, Mário Caron, hoje, Desembargador do TRT, Fancisco Luciano e Alexandre Azevedo.
Atualmente o projeto conta com a coordenação do Juiz Leador Machado. A dinâmica do projeto tem sido realizada com a participação de inúmeros Juízes, Desembargadores, Ministros do TST e membros do Ministério Público do Trabalho que se deslocam até as escolas públicas para ministrarem aulas sobre o Direito do Trabalho aos professores. Estes, são os multiplicadores que repassam aos seus alunos o que aprenderam.
Concomitante a esta fase, os magistrados fazem visitas às escolas públicas para responderem aos questionamentos dos alunos sobre diversos temas, trata-se do denominado "Tira dúvidas".
No dia 26/10/2011 o TRT da 10ª Região, por intermédio de seu Desembargador Presidente, Ricardo Alencar Machado, recebeu cerca de 300 alunos e professores de São Sebastião. Trata-se da parceria existente entre a AMATRA 10 e o TRT 10, referente ao Projeto TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania, coordenado pelo Juiz Leador Machado. Presentes a Juíza Noemia Porto, Presidente da Amatra 10, a Juíza Laura Ramos Morais, Vice-coordenadora do TJC, a Juíza Rosarita Caron, Secretária Geral da AMATRA 10 e servidores do TRT que abrilhantaram o evento.
O Presidente do TRT , Desembargador Ricardo Machado, explicou aos alunos, utilizando linguagem por eles entendida e de forma simples, o funcionamento daquela casa, bem como apresentou o Projeto Estratégico TRT Responsável. Os alunos não conseguiram desviar a atenção do Presidente. Dentre tantas informações sobre o Poder Judiciário, o Presidente destacou que o futuro do Brasil dependia de cada jovem ali presente. Ressaltou a importância do papel de cada um e a responsabilidade social com o meio ambiente. Em seguida foi realizada palestra com a Servidora Maria Coeli Cabral de Araújo sobre o tema. Coeli ressaltou que se cada um fizer a sua parte teremos um meio ambiente preservado e livre de tantas ameaças, basta que façamos economia de água, luz, material descartável, enfim, devemos respeitar o nosso planeta para preservá-lo. Parabéns ao TRT 10, na pessoa de seu Presidente, Ricardo Machado e aos Juízes Leador Machado e Laura Morais que têm se dedicado de corpo e alma ao projeto. Com certeza a tarde foi repleta de Trabalho, Justiça e Cidadania, mas não vai parar por aí. Ainda teremos a visita dos alunos de São Sebastião ao TST, no dia 04 de novembro e no dia 08/11 a culminância do projeto na cidade de Sobradinho. Até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário