segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Getrin 10 esclarecerá trabalhadores rurais durante seminário de agroecologia da Emater-DF

Getrin 10 esclarecerá trabalhadores rurais durante seminário de agroecologia da Emater-DF

06/10/2014

 Com a campanha “A vida muda quando você muda”, o Grupo de Trabalho Interinstitucional do DF e Tocantins (Getrin 10) esclarecerá trabalhadores rurais sobre os cuidados para utilização de agrotóxicos, durante o IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno. O Getrin 10 terá um estande no local do evento, que funcionará das 8h30 às 18h. No espaço, haverá distribuição de kits com materiais informativos e brindes.
Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o seminário começa nesta terça-feira (7) e vai até o dia 9 de outubro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães (SDC - Eixo Monumental, Brasília). O objetivo do evento é fomentar o conhecimento e a reflexão participativa das políticas públicas e dos cenários nacionais que viabilizam e fortalecem a agricultura familiar de base agroecológica.
A programação científica vai contar com mesas-redondas, simpósios e rodas de prosa, em salas de discussão, reflexão e proposição. Haverá também apresentação de trabalhos orais e pôsteres em uma mostra de resultados de pesquisa, extensão e relatos de experiências. O evento será encerrado com uma plenária final, que resultará na elaboração de uma carta política do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.
Agroecologia
O termo agroecologia começou a ser usado na década de 1970 como um campo de produção científica. Atualmente, pode ser entendido como a sistematização de esforços para produzir um modelo de agricultura tecnológico abrangente, socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Atualmente, cerca de 250 produtores já estão produzindo em sistemas de base ecológica e mais de 300 em transição agroecológica no Distrito Federal e entorno.
Agrotóxicos
Os alimentos que os brasileiros consomem são resultado da atividade desenvolvida por cerca de quatro milhões de trabalhadores rurais assalariados. A expansão do setor acompanha também o crescimento dos problemas de saúde e segurança de seus trabalhadores. O tema foi alvo de reportagem especial produzida para o site e a TVTRT10, bem como pautou uma entrevista exclusiva com o biólogo João Suender (foto), coordenador do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostos a Agrotóxicos no Distrito Federal (Vispea), da Secretaria de Saúde do DF, que integra Getrin 10. Confira as matérias nos links abaixo.
Bianca Nascimento/Áudio: Isis Carmo
Com informações da Emater-DF e da Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário