terça-feira, 6 de setembro de 2016

EXPOSIÇÃO ITINERANTE “UM MUNDO SEM TRABALHO INFANTIL”



Notícia publicada no site do TRT 10

TRT10 lança exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”

05/09/2016


Na tarde da última sexta-feira (2/9), foi lançada a exposição itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra está localizada no hall de entrada do Foro Trabalhista de Brasília e acontece até o dia 23/9.
A abertura do evento foi marcada pela presença da vice-presidente do TRT10, desembargadora Maria Regina Guimarães, pelo desembargador Grijalbo Coutinho. Ele é o Gestor Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da 10ª Região. Também estiveram presentes a ministra do TST Maria Calsing, vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça Trabalhista, da procuradora do trabalho e coordenadora nacional de Combate a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Valesca de Morais do Monte, entre outras autoridades.
Na ocasião, o desembargador Grijalbo Coutinho destacou a importância da exposição. “Estamos tratando de um tema muito importante. São quase 4 milhões de trabalhadores infantis que perdem a juventude e perspectiva de vida porque estão trabalhando”, ressaltou o desembargador.
Ainda, de acordo com o magistrado, expor a realidade do trabalho infantil serve para abrir os olhos da sociedade para uma forma selvagem de trabalho. “A exposição aqui no Foro Trabalhista vai alcançar um número grande de pessoas. Essas imagens farão com que elas reflitam sobre a causa”, destacou.
Exposição
A exposição retrata as piores formas de trabalho infantil com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para que seja exigido o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes e, dessa forma, garantir um futuro digno a  jovens em situação de risco. Essa ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com a Comissão de Documentação do TST.
A mostra é aberta ao público e divulgará documentos históricos, fotografias, cópias de documentos processuais, vídeos com depoimentos, cartilhas, gibis educativos e jogos digitais, além de apresentar iniciativas de combate ao problema. Haverá, ainda, painéis interativos em que o público poderá experimentar a dificuldade do trabalho realizado por crianças.
O acervo da exposição do TST ganhará um reforço especial no TRT10: imagens inéditas de um ensaio do jornalista e fotógrafo, Mauro Burlamaqui, sobre o Lixão da Estrutural, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Distrito Federal. A incidência de trabalho infantil no local é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho que está sendo analisada pela Justiça do Trabalho do DF.
Serviço:
Mostra aberta ao público de 2 a 23 de setembro.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Local: Hall da entrada principal do Foro Trabalhista de Brasília (513 Norte).
(Aline Rodriguez)

Núcleo de Comunicação Social - TRT 10ª Região – DF e Tocantins.
Tel. (61) 3348-1321


Nenhum comentário:

Postar um comentário