domingo, 21 de outubro de 2012

A SEGUNDA SEMANA CIDADÃ SE ENCERRA


 

Parte das notícias retiradas do site do TRT da 10ª REGIÃO

A II SEMANA CIDADÃ abordou vários aspectos dentro dos temas: Sociedade, Meio Ambiente e Qualidade de Vida.


Em Araguaína, nos últimos seis anos, tramitaram na Justiça do Trabalho cerca de seis mil ações envolvendo os frigoríficos da cidade, envolvendo insalubridade e acidente de trabalho.
Sobre o tema, a população da cidade teve oportunidade de discutir o assunto de uma maneira diferente. Foi exibido o documentário “Carne, Osso”, “uma produção da ONG Repórter Brasil, que trata sobre as condições de trabalho nos frigoríficos do Rio Grande do Sul e no Centro-Oeste do país, recheado de depoimentos impactantes.

Após a exibição, a Presidente da Amatra 10 juíza Noemia Porto fez uma explanação sobre o tema, que foi seguida de uma discussão com a plateia. “Apesar de mostrar a realidade dos frigoríficos no sul do país, o documentário é o retrato do que acontece em todo o Brasil”, explicou a juíza Noemia. “Quem trabalha em um frigorífico se depara todos os dias com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina – realização de movimentos repetitivos, jornadas exaustivas, ambiente de trabalho muito frio”, explicou.

 Depois de uma explição acerca da força da estrutura econômica no modo de produção e das relações de trabalho nos frigoríficos, a magistrada advertiu: “É preciso olhar com mais cuidado para essa triste realidade, pois a proteção devida à pessoa não pode ser limitada a raciocínios de natureza econômica”.”

Foi uma oportunidade ímpar de discussão. 



No último dia de palestras, “o procurador-Geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, falou sobre “Trabalho Escravo e Exploração do Trabalho Infantil”. Para ele, é preciso entender o trabalho escravo contemporâneo, principalmente observando o que diz o caput do artigo 149 do Código Penal, que elenca quatro condições para a ilicitude: a condição de trabalho forçado, da jornada exaustiva, da condição de trabalho degradante e a de dívida por trabalho.

Para Camargo, o melhor seria reduzir o entendimento para dois grandes grupos: o do trabalho forçado e o da condição degradante de trabalho. Pois, na opinião dele, “o trabalho forçado ou escravo é também o do constrangimento em ir e vir'', pois muitas das vezes o trabalhador é convidado para trabalhar em um determinado local, às vezes até em estado diferente do que vive, e aceita por livre e espontânea vontade, mas que depois se depara em uma situação de dívida constante com o empregador, não podendo mais se libertar dessa situação, fica, então, constatado “a servidão por dívida contraída com o empregador”.
Quanto à condição degradante de trabalho, o procurador também entende que a jornada exaustiva é uma maneira degradante de trabalho, “não apenas pelas horas trabalhadas, mas principalmente observando a atividade que leva o trabalhador à exaustão”.
A desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10 ª Região, encerrou ontem (18) os trabalhos da segunda edição da Semana Cidadã em Araguaína (TO) com a sugestão da Carta de Araguaína,na qual ficará registrada o compromisso entre o TRT10 e o Ministério Público do Trabalho de realizar medidas que visem a erradicação do trabalho escravo e o trabalho infantil no Brasil.


Participaram do encerramento, além da presidente, o procurador-geral do Trabalho, Luiz Antônio Camargo de Melo, o desembargador do TRT10, Mário Caron e a advogada e professora Maria José Rodrigues de Andrade.


Enfim, a  II SEMANA CIDADÃ encerrou, com chave de ouro a sua jornada, com a inauguração da “Brinquedoteca” da APAE, fruto da multa de um TAC em ACP proposta pelo Ministério Público do Trabalho, revertida a favor da comunidade, do trabalhador que não tem como atender todas as suas necessidades.´
Isso é cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário