terça-feira, 2 de julho de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Contexto: A AMATRA-10 é parceira do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e coordena os trabalhos relacionados à Meta 8 - INCLUSÃO DO TEMA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES.
1) No dia 15 de maio de 2013, em reunião na Amatra-10, estando presentes Professores, Coordenadores e Diretores de Escolas Públicas do Distrito Federal, entre outros assuntos relacionados ao TJC, foi especificamente abordada a questão da Meta 8 do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Assim, procurou-se sensibilizar os presentes e engajá-los no objetivo de ver formal e oficialmente incluído o tema da Saúde e da Segurança no Trabalho nos currículos escolares. Reputa-se relevante o processo de sensibilização dos próprios docentes para a questão curricular.

2) Foi iniciado no 2013 as etapas relacionadas ao Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania da Anamatra, executado regionalmente pela Amatra-10. A novidade se encontra na inclusão explícita da temática da Saúde e da Segurança no Trabalho. Nesse sentido, está sendo oferecido Curso de Formação para Professores da Rede Pública do Distrito Federal. No primeiro encontro realizado no dia 12 de junho de 2013, no Auditório Coqueijo Costa (Foro Trabalhista de Brasília), foi abordado o assunto a partir da filmografia do Documentário Carne e Osso, que versa sobre o trabalho em frigoríficos. Os debates transcenderam o trabalho em frigoríficos para abordar questões em geral relacionadas à Saúde e à Segurança no Trabalho. Na mesma ocasião foi distribuída aos professores cartilha do Trabalho Seguro produzido pela Anamatra, ressaltando-se a importância de que a abordagem faça parte da rotina de sala de aula, independentemente, e sem prejuízo, da inclusão formal do tema nos currículos escolares.


3) Pré-agenda de reunião na Amatra-10, a se realizar no dia 08 de julho próximo, no período da tarde, a partir das 14h30min, com representantes da Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores do Distrito Federal e da Secretaria de Educação a fim de traçar estratégias para se buscar a inclusão formal do tema Saúde e Segurança no Trabalho nos Currículos Escolares.

Brasília-DF, 1º de Julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário