quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ESCOLA - NARRATIVAS DE UM JUIZ ITINERANTE - POR MÁRCIO ROBERTO ANDRADE BRITO - JUIZ DO TRABALHO


ESCOLA


Paranã é um município pobre, carente de uma via completamente asfaltada; em época de chuva o nosso veículo sofre com as estradas de barro; anunciei previamente o horário de chegada; às 10h estavam todos os advogados da região na porta do foro para me receber na saída do veículo; um lanche de boas vindas me aguardava; conversei com o juiz de direito e ele se mostrou muito empolgado com a nossa atividade; ofereceu o salão do júri para as audiências; era um prédio novo, inaugurado recentemente; salão bonito, moderno; o problema era a platéia; muita gente quer assistir esses eventos; tive que me acostumar aos poucos com a situação; cada palavra que pronunciava era atentamente ouvida por todos; o que um juiz fala no interior é lei; temos que medir as palavras; elas reverberam; terminadas as audiências, uma senhora pedia para falar comigo; era a diretora da escola municipal; a gente acaba dando consulta sobre vários tipos de queixas e problemas; queria que eu conhecesse a escola e as dificuldades por eles enfrentadas; naquele instante, lembrei-me de minha mãe, que é professora e diretora de uma escola municipal em João Pessoa; cresci ouvindo seu discurso sobre educação; colocamos nosso material no carro e fomos à escola; realmente as condições são péssimas; salas quentes; excesso de alunos em cômodos mínimos; mobília imprestável; improvisações na rede elétrica; caminhei de terno no horário do intervalo e os olhares dos alunos eram de surpresa; “mas quem é este homem?”; entrei em algumas salas a convite de um professor; conversei com os alunos; tirei algumas fotos; um dos alunos pediu para tirar uma foto comigo; aceitei na hora e perguntei se ele estava estudando direito, cumprindo as tarefas; a turma inteira caiu na gargalhada; eu perguntei porque riam; ele me olhou; “sei lá doutor”; a diretora contou-me em seguida, ao sair da sala, que ele era a pedra no sapato dela; o aluno problema; prometi retornar para proferir palestras sobre direitos fundamentais; levei um ofício ao TRT solicitando doação de mobília usada; a itinerante é realmente uma escola;

Nenhum comentário:

Postar um comentário