quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem da AMATRA 10 ao dia das Mulheres.

Queridas Colegas,

Hoje, por muitas razões, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Pela luta das mulheres proletárias que de mão-de-obra dóceis passaram à frente das fábricas no auge da primeira fase do capitalismo para reivindicar, unidas, melhores condições de trabalho.
Pela exclusão explícita do preceito da igualdade liberal da Primeira Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, com enforcamento e banimento das ativistas do Século XVIII.
Pela dificuldade em tornar, já no século seguinte, o ideário da igualdade uma realidade, desde questões de voto até a da livre disposição de bens.
Pela permanência da incompreensão e da ausência de respeito pelo modo como as mulheres percebem e atuam nas relações pessoais, nas relações de trabalho e nas relações de poder. Nosso código próprio não o torna errado, menos lógico ou racional, mas apenas diferente.





Pelas prisões culturais e estereotipadas do Século XX quanto aos temas da beleza, do comportamento e das expectativas do que seja sucesso na era globalizada.
Pela insistente injustiça na divisão sexual de tarefas domésticas e de cuidado com a família que nos afeta, simplesmente, desde sempre...
Por sermos multitarefas, multidiscilinares, multi muita coisa, pacientes, porém, incompreendidas em nossas intempestuosidades. Ainda hoje, em vários ambientes, não merecemos o respeito como pessoas, ante a visão que sobre nós se estabelece da condição de objetos.
A data é um símbolo; mas um símbolo de uma história que ainda está em curso, com muitos avanços e diversos retrocessos.
Cada uma sabe quanto a inclusão efetivo e o respeito à diversidade e à diferença, com enfoque no valor da igualdade, ainda não são, a despeito das aparências, uma radical realidade.
Recebam, amigas, o meu abraço carinhoso e sincero e muitos beijos. Parabéns! Ser e tornar-se mulher nesta sociedade ainda é uma aventura (em alguns casos perigosa, eu diria...).

E como as mulheres precisam das outras mulheres para conversar (muito), falar (demais), comentar (assuntos das mais diversas origens) teremos nosso ENCONTRO no próximo sábado. Serão coisas de mulheres, sobre as mulheres e para as mulheres. Não deixemos de dar valor e importância a uma data que traz em si a história e a trajetória de muitas mulheres!
(descupem a longa mensagem... nasci falando...).
Até mais.
Noemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário