segunda-feira, 14 de abril de 2014

Justiça julga nesta terça-feira (15) concessão de licença-maternidade para casal homoafetivo

Justiça julga nesta terça-feira (15) concessão de licença-maternidade para casal homoafetivo

 NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DO TRT 10

14/04/2014

A 13ª Vara do Trabalho de Brasília julga, nesta terça-feira (15), um pedido de concessão de licença-maternidade para um casal homoafetivo. Uma das companheiras deu à luz aos filhos trigêmeos, frutos da união do casal, no dia 11 de dezembro. A companheira dela, autora da ação, obteve da empresa para qual trabalha – o Banco do Brasil - apenas o direito a licença-paternidade de cinco dias. No processo, ela afirma que o prazo do benefício não permitiria que a amamentação fosse realizada por ambas as mães, conforme escolha do casal.

Em janeiro deste ano, a juíza do trabalho Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas, titular da 13ª Vara do Trabalho de Brasília, concedeu liminar determinando a licença-maternidade pelo período de 120 dias, prorrogados por mais 60, a contar da data do nascimento dos trigêmeos do casal. A magistrada entendeu que a filiação materna não é única e não advém exclusivamente do parto. “Se existem novos modelos familiares, estes devem ser dignos de proteção do Estado, garantindo-lhes os direitos comuns a todos”, fundamentou. No julgamento de amanhã, a magistrada irá avaliar o mérito do caso.

Processo nº 0000038-81.2014.5.10.0013
Texto: Bianca Nascimento (RA)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins . Tel. (61) 3348-1321 – imprensa@trt10.jus.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário