sábado, 22 de junho de 2013

A SUPERLUA CHEIA DE 23 DE JUNHO DE 2013


Foto: Elke Doris Just

Magistrados têm outros talentos para além do conhecimento jurídico. O mundo artístico e a visão das belezas naturais e tantas outras belezas do mundo também habitam a alma do Julgador.
 A foto linda, que ilustra o blog foi tirada pela Desembargadora Elke Doris Just.
Em homenagem à imagem que sempre inspirou e inspira os amantes e que revela as mais lindas palavras que podem ser escritas pelos poetas, transcrevemos abaixo o poema "Ao Luar" de Augusto dos Anjos.

Ao Luar

Quando, à noite, o Infinito se levanta
A luz do luar, pelos caminhos quedos
Minha táctil intensidade é tanta
Que eu sinto a alma do Cosmos nos meus dedos!

Quebro a custódia dos sentidos tredos
E a minha mão, dona, por fim, de quanta
Grandeza o Orbe estrangula em seus segredos,
Todas as coisas íntimas suplanta!

Penetro, agarro, ausculto, apreendo, invado,
Nos paroxismos da hiperestesia,
O Infinitésimo e o Indeterminado…

Transponho ousadamente o átomo rude
E, transmudado em rutilância fria,
Encho o Espaço com a minha plenitude!

( Augusto dos Anjos )


Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a melhor hora para se observar e tirar fotos da superlua é quando ela está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência.
A Lua cheia de 23 de junho será uma superlua. O evento acontece quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra e aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras luas cheias do ano. O termo científico para o fenômeno é perigeu lunar.

Vai fotografar? Os melhores cliques de leitores serão destacados em uma galeria de National Geographic Brasil. Clique aqui e participe!

"Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a Lua segue uma trajetória elíptica em volta da Terra. O ponto mais próximo é chamado de perigeu e se localiza cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta do que o apogeu (ponto mais distante). Por isso, as luas cheias que acontecem no perigeu parecem ser maiores e mais brilhantes. No entanto, sem instrumentos para medir o diâmetro lunar, a superlua se parece como qualquer outra.
A melhor hora para se observar e registrar o fenômeno é quando a Lua está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência.
Super Lua iluminará o céu em Junho, entenda o fenômeno.
Postado por: Gabriel quinta-feira, 23 de maio de 2013
Segundo os sites especializados no assunto: http://www.astronomiaqui.com/2013/05/super-lua-iluminara-o-ceu-em-junho.html e http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic, "O nosso satélite natural promete dar um espetáculo na noite do dia 23 de Junho, quando a Lua ficará na distância mais próxima da Terra no ano e também o dia em que Lua ficará mais brilhante, neste dia seu brilho aumentará 13% e seu tamanho aparente ficará 30% maior em relação ao observador.
  O fenômeno costuma acontecer pelo menos uma vez por ano, a última vez em que a Lua ficou “maior” foi em Maio de 2012 e Março de 2011 e é quando a Lua está no perigeu durante a fase cheia, isso acontece porque sua órbita não tem a forma circular e sim oval, sendo assim ela tem um ponto mais próximo (perigeu) e um ponto mais distante (apogeu) da Terra, e quando a Lua fica no perigeu durante a fase cheia, é chamada de “Superlua”.                   

  A distância entre a Terra e a Lua será de 356.991 km ás 07:32 no horário de Brasília, será a maior aproximação da Lua em 2013, apesar da Lua já não ser mais visível do Brasil neste horário, o brasileiro poderá observar a Super Lua durante toda a noite do dia 23 de Junho."

Os fotógrafos de plantão podem aproveitar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário