domingo, 16 de junho de 2013

Outros dados e outras preocupações do TRT 10

Matéria publicada no site do TRT 10

Evento revela preocupação do TRT10 com saúde e qualidade de vida no trabalho de magistrados e servidores

14/06/2013

A realização do 1º Ciclo de Debates: O Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), nesta sexta-feira (14), a partir das 16h30, na Sala de Sessões Desembargador Herácito Pena Júnior (edifício-sede), é mais uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) em prol da saúde e QVT dos magistrados e servidores.

“O TRT10 objetiva com essa ação inaugurar uma série de discussões que permitam o aperfeiçoamento da ferramenta, sua utilização e também sob a perspectiva de como se efetivam o compromisso institucional com a QVT e saúde. Assim, estamos agindo preventivamente, em conformidade com os pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem de QVT adotada pelo tribunal alinhados às diretrizes do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), objeto da Resolução 84/2011 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho”, diz a secretária de Gestão de Pessoas do TRT10, Rosemary Wargas.

Ela lembra que a tradição do Tribunal avaliar o bem-estar no trabalho a partir de pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), as quais passaram a ocorrer bianualmente a partir de 2009, vira uma obrigação diante mudanças nas maneiras de se organizar o trabalho (PJe-JT). Vale lembrar que o Inventário de Avaliação de QVT, instrumento utilizado para a avaliação do bem-estar no trabalho, permite a identificação de riscos de adoecimentos e de fatores favorecedores da QVT presentes nos contextos de trabalho a fim de que possam ser desenvolvidas intervenções preventivas. Nessa linha, essas ações, ao promoverem o diálogo e conscientização, consolidam o pressuposto de que “A qualidade de vida que desejamos é responsabilidade institucional consubstanciada no compromisso de todos”, aponta Rosemary Wargas.

A secretária de Gestão de Pessoas lembra ainda que a pesquisa realizada em 2011, a qual deverá ser reaplicada este ano, apontou riscos de adoecimento relacionados a dois dos fatores avaliativos que integram o instrumento: organização do trabalho, reconhecimento e crescimento profissional.

Riscos à saúde - Pesquisas recentes feitas no Rio Grande do Sul mostraram o impacto da instalação do processo eletrônico na rotina de trabalho de magistrados e servidores. Levantamento do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do estado revelou haver maior quantidade de servidores com sintomas oculares e de dor entre aqueles que utilizam processos judiciais eletrônicos.

Já pesquisa da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul mostrou que 78,89% dos magistrados sentiram piora em sua saúde e seu bem-estar no trabalho com o processo eletrônico. Outros dados coletados foram: 86,81% sentiram dificuldades de visão com o PJe; apenas 19,1% não sentiram dores físicas desde que começaram a trabalhar com sistema; e 82,02% estão insatisfeitos com suas condições de trabalho em relação à ferramenta.

Na avaliação de Rosemary Wargas, os resultados das pesquisas evidenciam que é imperativo que se repense e se aperfeiçoe o modelo de gestão adotado (processos e pessoas), mais ainda com a implantação do PJe-JT. “Caso contrário poderemos nos deparar com um aumento progressivo dos adoecimentos”, alerta.

R.P. - imprensa@trt10.jus.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário